CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO
Palavras-chave:
Análise Linguística, Transposição Didática, Formação Inicial, Ensino de Língua.Resumo
A Análise Linguística foi proposta por Geraldi (1984) como uma prática teórico-metodológica cujo objeto de ensino é de natureza reflexiva, pois mobiliza práticas linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas na construção do conhecimento. Considerada como uma inovação científica no âmbito do ensino de língua e uma proposta ainda relativamente recente, torna-se relevante analisar como professores em formação inicial (estagiários) a compreendem a partir do contato com os saberes de referência científica mobilizados em aulas de estágio docência. Associado a isso, é também importante verificar de como o ensino de AL se apresenta nas práticas desses estagiários atuando no ensino médio, no qual o ensino de língua é muito prestigiado nos currículos. A partir desse cenário, investigamos através da metodologia de estudo de caso a concepção de AL de um estagiário de um curso de Letras de uma universidade pública quando de seu encontro na disciplina de "prática de ensino" com essa concepção, tendo em vista correlacionar seu discurso e sua ação sobre AL. O estudo de caso, como as demais técnicas de geração de dados em Linguística Aplicada, é um trabalho de natureza qualitativa e interpretativista.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.