AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA
Palavras-chave:
Formação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística.Resumo
Esta reflexão é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na UnCuyo, Argentina, inserida, outrossim, nos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade-LES, na qual se analisa a prática pedagógica no ensino de língua nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do uso de um léxico específico sobre o falar local (amapaense), para tratar a noção de língua como conjunto de variedades, considerando o paradigma sustentabilidade na educação linguística. Nossa abordagem é qualitativa interpretativista, incorporando princípios da sustentabilidade na educação linguística, quer do professor pedagogo, quer do aluno do ensino fundamental das sérias iniciais. Desse modo, neste artigo, delimitamos para nossa discussão breve problematização sobre como as políticas de Estado condicionaram o surgimento de projetos de formação docente atuais que ainda pouco fundamentam o embasamento teórico-metodológico na formação linguística do pedagogo, que irá introduzir o pequeno cidadão ao ensino sistemático da língua materna.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.