TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONSIGNAS EM LIVRO DIDÁTICO
O ARTIGO DE OPINIÃO EM MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p486-509Palavras-chave:
livro didático, transposição didática, gêneros discursivos/textuaisResumo
Neste artigo analisamos três livros didáticos para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, única coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2013) e disponibilizada em formato impresso e digital. O objetivo é investigar a transposição didática do gênero artigo de opinião: que subsídios oferecem? Fundamentamos a análise desse material didático na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; DOLZ, GAGNON e DECÂNDIO, 2010), e dos gêneros discursivos/textuais (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN, VOLOSHINOV, 2009). Entendemos que falta à coleção uma indicação teórico-metodológica mais precisa para o aprimoramento da prática pedagógica bem como para uma produção de texto no gênero em evidência mais producente.
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