TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONSIGNAS EM LIVRO DIDÁTICO

O ARTIGO DE OPINIÃO EM MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL

Auteurs-es

  • João Alexandre Alves dos Santos UFGD
  • Adair Vieira Gonçalves UFGD
  • Mariolinda Rosa Romera Ferraz UFGD

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p486-509

Mots-clés :

livro didático, transposição didática, gêneros discursivos/textuais

Résumé

Neste artigo analisamos três livros didáticos para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, única coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2013) e disponibilizada em formato impresso e digital.  O objetivo é investigar a transposição didática do gênero artigo de opinião: que subsídios oferecem? Fundamentamos a análise desse material didático na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; DOLZ, GAGNON e DECÂNDIO, 2010),  e dos gêneros discursivos/textuais (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN, VOLOSHINOV, 2009).  Entendemos que falta à coleção uma indicação teórico-metodológica mais precisa para o aprimoramento da prática pedagógica bem como para uma produção de texto no gênero em evidência mais producente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

João Alexandre Alves dos Santos, UFGD

Graduado em Letras (Linguística-Literatura) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Granduando em Letras (Inglês) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras da  UFGD. Professor da Educação Básica. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1783-5077

Mariolinda Rosa Romera Ferraz, UFGD

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados. Possui Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS, em Mídias na graduação. Atualmente é efetiva na Secretaria Municipal de Educação, atuando na Escola Municipal Armando Campos Belos. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3897-0411

Références

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª edição. São Paulo: Martins Pontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, N. Marxismo e filosofia da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BRASIL. MEC. FNDE. Edital de convocação 01/2013 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2015. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais>. Acesso em: 7 mar. 2016.

BRASIL. PNLD. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: Língua Portuguesa: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. 104 p.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio- discursivo. São Paulo: Educ, 2003.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F.. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Tradução Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. 100 p.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e (Org). de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, p. 41-70, 2004.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores EAD 18). V. 1. Ed. 1. Maringá: EDUEM, 2005. P. 27-75.

ROJO, R. H. R . Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um Web-Currículo/New multiliteracies and teaching prototypes: for a Web-Curriculum. Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , 2016.

SETTE, G.; TRAVALHA, M.; STARLING, R. Português: linguagens em conexão 1. São Paulo: Leya, 2015a.

SETTE, G.; TRAVALHA, M.; STARLING, R. Português: linguagens em conexão 2. São Paulo: Leya, 2015b.

SETTE, G.; TRAVALHA, M.; STARLING, R. Português: linguagens em conexão 3. São Paulo: Leya, 2015c.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Autores Associados, v.25, 2004. p. 5-17

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

VECHIA, A.D.; MENEGASSI, R. Condições de produção em comandos de escrita do exame CELPE- BRÁS. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 25, jan./jun. 2017 - ISSN 1984-4018.

Téléchargements

Publié-e

2022-10-26

Comment citer

Santos, J. A. A. dos, Vieira Gonçalves, A., & Ferraz, M. R. R. (2022). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONSIGNAS EM LIVRO DIDÁTICO: O ARTIGO DE OPINIÃO EM MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL. EntreLetras, 13(1), 486–509. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p486-509

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s