“EU QUERO IR PRA CASA”
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DE NARRATIVAS SOBRE A VIDA EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p275-298Palavras-chave:
Sistema da avaliatividade; análise de discurso; adoção; narrativas.Resumo
Neste artigo, realizamos uma análise discursiva do documentário “Eu quero ir pra casa”, com o intuito de investigar como os jovens que participam dessa produção audiovisual se identificam e como são identificados nas diferentes narrativas e quais recursos lexicogramaticais realizam essas identificações. Para realizar a análise, pautamo-nos em estudos sobre o Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2000; MARTIN; ROSE, 2003; WHITE, 2004; MARTIN; WHITE, 2005). Os resultados principais revelam que os jovens se identificam e são identificados por meio de escolhas lexicogramaticais tais como: perdido, revoltado, triste, isolado, maltratado, dentre outras, que denotam avaliações de Afeto e de Julgamento.
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