SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395Palavras-chave:
multimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web, e traz como arcabouço teórico, principalmente, as postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2000, 2006[1996]).
Downloads
Referências
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore, MD: University Park Press, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold Publishers, 2004.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996, 2006.
NOVELLINO, M. O. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
PETERMANN, J. Textos publicitários multimodais: revisando a gramática do design visual. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2005. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/148985843714394496586272058388737589592.pdf Acesso em: 18 mar. 2020.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROSO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SANTOS, Z. B. As considerações da gramática do design visual para a constituição de textos multimodais. InterLetras (Doutorados), v. 2, p. 3, 2010.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. [Orgs.] Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1996, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.