SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS

A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395

Keywords:

multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteracies

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Maria de Aguiar SARINHO JÚNIOR, UFPB

Graduado em Letras (UPE); Especialista em Literatura e Estudos Culturais (UEPB); Especialista em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UPE); Mestre em Letras (UEPB); Doutorando em Linguística (PROLING/UFPB); Professor estatutário da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade - GPSM (UFPB), do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagens e Ensino (UEPB) e do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE - CELLUPE (UPE).

Alex Marcelo da Silva ARAÚJO, UPE

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras PROFLETRAS/UPE – Campus Mata Norte. Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Secretaria de Educação de Orobó – PE.

Maria do Rosário da Silva Albuquerque BARBOSA, UPE

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL – PUCSP). Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte.

References

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore, MD: University Park Press, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold Publishers, 2004.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996, 2006.

NOVELLINO, M. O. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

PETERMANN, J. Textos publicitários multimodais: revisando a gramática do design visual. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2005. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/148985843714394496586272058388737589592.pdf Acesso em: 18 mar. 2020.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROSO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.

SANTOS, Z. B. As considerações da gramática do design visual para a constituição de textos multimodais. InterLetras (Doutorados), v. 2, p. 3, 2010.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. [Orgs.] Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1996, 2004.

Published

2022-10-26

How to Cite

SARINHO JÚNIOR, J. M. de A., ARAÚJO, A. M. da S., & BARBOSA, M. do R. da S. A. (2022). SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN. EntreLetras, 13(1), 370–395. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395