SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS
A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395Keywords:
multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteraciesAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.
Downloads
References
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore, MD: University Park Press, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold Publishers, 2004.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996, 2006.
NOVELLINO, M. O. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
PETERMANN, J. Textos publicitários multimodais: revisando a gramática do design visual. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2005. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/148985843714394496586272058388737589592.pdf Acesso em: 18 mar. 2020.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROSO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SANTOS, Z. B. As considerações da gramática do design visual para a constituição de textos multimodais. InterLetras (Doutorados), v. 2, p. 3, 2010.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. [Orgs.] Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1996, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 EntreLetras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.