CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485

Palavras-chave:

Ensino de gêneros; Linguística sistêmico-funcional; Pratica de leitura e escrita.

Resumo

Resumo: Neste estudo, temos como objetivo enfatizar as contribuições que a metodologia do ciclo de ensino aprendizagem pode trazer para o processo de ensino de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Através dele, apresentamos os conceitos e fundamentos dessa ferramenta didática, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. Cabe destacar que esta pesquisa tem como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), segundo a qual a forma linguística e os significados são realizados em contexto. Dessa forma, os gêneros mostram o impacto do contexto de cultura nos textos por meio de estrutura configurada em etapas e fases orientadas para um propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Luziane Silva de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pela Universidade Federal do Maranhão, atuando na linha de estudo Texto e Discurso. Durante a Licenciatura em Letras, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, texto, leitura, argumentação e análise do discurso.

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, é docente no Mestrado Acadêmico em Letras da UFMA/ Campus Bacabal, atuando na Linha de Pesquisa “Texto, Discurso e seus Múltiplos Objetos”. Atua como pesquisador na área de Texto/Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, com experiência na pratica docente e em gêneros textuais. 

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-80.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 23 de abril de 2022

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Metas de qualidade educacional [online]. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/ideb/metas. Acesso em: 23 de abril de 2022.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo Escolar [online]. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 23 de abril de 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Resumo Técnico: Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Brasília: INEP, 2019. Disponível em:https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resultados_indice_desenvolvimento_educacao_basica_2019_resumo_tecnico Acesso em: 23 de abril de 2022.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília 1997.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo, EDUC, 2007.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987.

FUZER, Cristiane. Ateliê de textos para ler e reinventar estórias: do contexto ao texto e vice-versa. Cristiane Fuzer. – 1. Ed. – Santa Maria: Ed. PRE, 2017.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2014.

LIMA, Paulo da Silva; SOUSA, Ivan Vale. Produção de artigo de opinião em sequência didática. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, páginas: 268.

LIMA, Paulo da Silva; LIMA, Luciana de Queiroz. Ferramentas didáticas na re (escrita) de resenha de filme em sala de aula. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, páginas: 268.

MARTIN, J.R; ROSE, D. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox, 2012.

MORIM, A. A pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

MUNIZ DA SILVA, E. C. Ciclo de aprendizagem baseado em gêneros. In: Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão -GO, vol. 19, n. 2, p. 19-37, dezembro de 2015.

MUNIZ DA SILVA, E. C. Gêneros na teoria Sistêmico Funcional. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, Vol.34, N.01. São Paulo, mar, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 de abril de 2022.

MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina; OLIVEIRA, Kelly Cristina Nunes. Reflexões para o ensino de gêneros em Língua Portuguesa: Contribuições de Escola de Sydney. Mercado das Letras, V.05, Brasília, agosto de 2017.

RANGEL, Mary; MACHADO, Jane do Carmo. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2014.

ROSE, D. Genre in the Sydney School. In: James Paul Gee and Mike Handford (eds). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 2010

ROSA, João Guimarães. Meus primeiros contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Antologia de Contistas Brasileiros, Vol.3, 2001.

SAVIANI, Dermeval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação e sociedade. Campinas, v.28, n.100, p.1231 – 1255, out. 2007.

SILVA, Wagner Rodrigues; LIMA, Paulo da Silva; MOREIRA, Maria Tânia. Construção de saberes no trabalho cooperativo. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, páginas: 268.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Silva de Castro, A. L., & da Silva Lima, P. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 13(1), 463–485. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485