CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485Palavras-chave:
Ensino de gêneros; Linguística sistêmico-funcional; Pratica de leitura e escrita.Resumo
Resumo: Neste estudo, temos como objetivo enfatizar as contribuições que a metodologia do ciclo de ensino aprendizagem pode trazer para o processo de ensino de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Através dele, apresentamos os conceitos e fundamentos dessa ferramenta didática, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. Cabe destacar que esta pesquisa tem como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), segundo a qual a forma linguística e os significados são realizados em contexto. Dessa forma, os gêneros mostram o impacto do contexto de cultura nos textos por meio de estrutura configurada em etapas e fases orientadas para um propósito.
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