LÍNGUA INGLESA EM UM SYLLABUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EMI E NO DISCURSO DOCENTE
UMA COMPARAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p132-157Palavras-chave:
representação; leitor-no-texto; inglês como meio de instrução; gramática sistêmico-funcionalResumo
Objetivamos identificar como a língua inglesa e o docente são representados em uma entrevista com professor adepto ao Inglês como Meio de Instrução (EMI) e um programa de curso de formação docente para EMI, além de identificar como o programa projeta o docente como leitor-no-texto pela sobreposição de aspectos ideacionais e interpessoais. Os termos de interesse foram identificados manualmente e classificados de acordo com o sistema TRANSITIVIDADE (FUZER; CABRAL, 2010; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) da Gramática Sistêmico-Funcional. Observamos que o professor reflete sobre o emprego da língua em sua aula para justificar-se, enquanto o programa trata a língua como ferramenta e não explicita se discute criticamente o uso da língua.
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