IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO

O QUE NOS CONTAM MESTRANDOS(AS) DO PROFLETRAS

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Naiane Vieira dos Reis Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0003-1117-3655

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p265-279

Palavras-chave:

PROFLETRAS, modalização, acontecimento, paixões, pandemia

Resumo

Neste artigo, analisamos os relatos de professores matriculados no Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) a respeito de suas experiências de pesquisa e docência no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente em momento de incerteza quanto aos rumos da educação e da pesquisa, no ano de 2020. Para tanto, mobilizamos categorias da semiótica discursiva, observando no discurso dos mestrandos as paixões malevolentes e benevolentes em torno do acontecimento pandêmico. O discurso de impotência e frustração marca o relato de professores-pesquisadores em um momento de intensa precarização das condições de trabalho na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). Líder do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. Bolsista CNPq PQ2. E-mail: luiza.to@uft.edu.br.

Naiane Vieira dos Reis Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Crateús. Membro do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. E-mail: naianevieira@uft.edu.br.

Referências

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

FIORIN, J. L. Semiótica e paixão. Eutomia (Recife), v. 2, p. 58-67, 2008.

FIORIN, J. L. Semiótica das paixões: o ressentimento. Alfa (ILCSE/UNESP), v. 51, p. 9-22, 2007.

FREIRE, P. Professora, sim ; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 35ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. Trad. Maria José Coracini. São Paulo: Ática, 1993.

REIS, N. V. Entre estudos, leituras, maternidade e trabalho: análise semiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras da UFT. 187 f. 2020. Tese (Doutorado em Letras), Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.

ZILBERBERG, C. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Oliveira da Silva, L. H., & Vieira dos Reis Silva, N. . (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: O QUE NOS CONTAM MESTRANDOS(AS) DO PROFLETRAS. EntreLetras, 13(3), 264–279. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p265-279

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)