A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA BASEADA EM GÊNERO RELACIONADA À ESCOLA (SRGBV)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p175-190Palavras-chave:
SRGBV, violência de gênero, literatura de testemunhoResumo
Este artigo explora o problema da violência baseada em gênero relacionada à escola, (SRGBV), preconizando a sua redução por meio da experiência estética, seja com a literatura ou com outras artes. O objetivo foi de refletir e construir uma análise dialógica entre diferentes abordagens do campo da estética filosófica sobre o tema. Buscou-se evidenciar como experiência estética pode envolver potência de transformação com vistas a reduzir a violência oriunda de determinadas conformações da masculinidade nas escolas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA SENADO. Violência contra a mulher aumentou no último ano, revela pesquisa do DataSenado. Senado Notícias. 09 de nov. 2021. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/09/violencia-contra-a-mulher-aumentou-no-ultimo-ano-revela-pesquisa-do-datasenado>. Acesso em: 20 nov, 2022.
CPPHA – Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Por um estado mais seguro para nossos meninos e meninas (relatório). São Paulo: 2022. Disponível em: <https://www.pelavidadeadolescentes.com.br/vidas-protegidas> Acesso em: 16 de nov, 2022
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Trad. de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. de Raquel Ramalhete. 38 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
G1. Aluna trans agredida em Mogi das Cruzes diz que não quer voltar para a escola 'nunca mais'. G1 Mogi das Cruzes e Suzano. São Paulo, 01 de fev. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/02/10/aluna-trans-agredida-em-mogi-das-cruzes-diz-que-nao-quer-voltar-para-a-escola-nunca-mais.ghtml>. Acesso em: 06 de dez, 2022.
G1. Adolescente afirma ter sido espancado por homofobia após episódios de bullying em escola de Arujá. G1 Mogi das Cruzes e Suzano. São Paulo, 17 de fev. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/02/17/adolescente-afirma-ter-sido-espancado-por-homofobia-apos-episodios-de-bullying-em-escola-de-aruja.ghtml>. Acesso em: 06 de dez, 2022.
GANDOLFI, Leonardo. Urgência & coleção no último livro de Horácio Costa. Revista Cult. UOL. 12 de jan, 2017. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/urgencia-colecao-no-ultimo-livro-de-horacio-costa/> Acesso em: 12 nov, 2022.
GUALANDI, Alberto. Lyotard. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
JAUSS, Hans Robert. Pequeña apología de la experiencia estética. Barcelona/Buenos Aires: Editorial Paidós, I.C.E de la Universidad Autónoma de Barcelona, 2002.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
MARCUSE, Herbert. La Dimensión Estética: Crítica de la ortodoxia marxista. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007.
MENA, Fernanda. Mais da metade dos LGBT diz ter sofrido violência desde as eleições. Folha de S. Paulo. Cotidiano. São Paulo, 20 de mar, 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/03/mais-da-metade-dos-lgbt-diz-ter-sofrido-violencia-desde-as-eleicoes.shtml> Acesso em: 26 nov, 2022.
MISKOLCI, Richard; BALEIRO, Fernando. O drama público de Raul Pompeia: sexualidade e política no Brasil finissecular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 26 n° 75 [online] 2011 p. 73-88.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 16ª ed., São Paulo: Ática, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 34ª ed. Trad. de Mônica Costa Netto. São Paulo: Exo experimental, 2005
RANCIÈRE, Jacques. El mal estar en la estética. 1ª ed. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2011.
SANTOS, Jean; CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Homofobia e Escola: Uma Revisão Sistematizada da Literatura. Revista Subjetividades, 20 (Esp 1. Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social), 2020.
SOUSA, Jair S. de. Independência: libertação da arte na dimensão estética de Herbert Marcuse. Diaphonía, e-ISSN 2446-7413, v. 4, n. I, 2018
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural organization. Global guidance on addressing school-related gender-based violence. Paris: UNESCO, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.