A ENTONAÇÃO VALORATIVA NA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p196-213Palavras-chave:
Entonação Valorativa, Leitura, Língua PortuguesaResumo
Este artigo é resultado do recorte do trabalho de conclusão de curso intitulado “A Entonação Valorativa nos Géneros Discursivos do Livro Didáctico de Portuguesa do Ensino Primário em Moçambique.” Sendo assim, neste artigo procuramos discutir à luz dos pressupostos do dialogismo, como a entonação valorativa, enquanto conceito axiológico auxilia no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Como recurso metodológico, partimos pelo uso da técnica denominada análise de conteúdo (AC), baseada na perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD). Assim, os resultados desta pesquisa aduzem que a entonação valorativa enquanto conceito axiológico é fundamental na formação da atitude responsiva do aluno, bem como ajuda na formação do aluno-leitor activo. Portanto, a pesquisa demostrou que o conhecimento do professor destes elementos é bastante importante, uma vez que permite que o aluno na condição de aprendente possa reflectir e relacionar os géneros discursivos apresentados com situações reais do seu mundo. Por isso, este artigo sustenta-se em dois princípios essenciais. O primeiro refere-se ao argumento defendido pelo Círculo de Bakhtin, de que a linguagem se constitui na interacção entre os sujeitos, a considerar a posição ocupada por eles, dentro de um determinado tempo e espaço. O segundo, ao próprio processo de didatização dos géneros discursivos, visto que, ao serem disponibilizados nos livros didácticos, pensamos que podem concretizar a linguagem nas enunciações em sala de aula, o que implica constatar que os géneros são firmados nesse instrumento de ensino como a mais pura manifestação da linguagem em sociedade.
Downloads
Referências
Andrade, F. R. da S. (2020). A Leitura à luz do Círculo de Bakhtin: Uma Abordagem Dialógico-Interaccionista. Línguas e Letras. Volume 21, Número 49. doi: 10.5935/1981-4755.20200003.
Bakhtin, M. (2003, 1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2003, 1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.
Bezerra, J. C. dos S, Paixão, S. V. da P, Menegassi, R. J. (2019). A entonação valorativa em actividades de livro didáctico de português do ensino fundamental. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 22-41, set./dez.
Hubes, T. da C. C, Menegassi, R. J. (2021). Oralidade e géneros orais: experiências na formação docente. Oralidade e entonação valorativa na formação docente inicial. In Tânia. São Paulo.
Maciel, C. A, Comé, A. P. (2009). Língua Portuguesa. 9.ª classe, Plural editores, p. 15.
Mendes-Polato, A. D, Beloti, A, Menegassi, R. J. (2018). Práticas epilinguísticas axiológicas na reescrita. VII CÍRCULO – Rodas de conversa bakhtiniana: fronteiras. São Carlos: Pedro & João editores, p. 588- 608.
Menegassi, R. J, Cavalcanti, R. da S. de M. (2013). Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Revista Alfa, São Paulo, 57 (2): 433-449.
Rojo, R. H. R. (2006). Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento, In: L. P. Moita-Lopes (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial.
Silva, C. C. (2018). Caracterização dos comandos de produção textual da prova de redacção do vestibular da UEM. Dissertação de Metrado. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Maringá.
Volochínov, V. N (2006, 2013, 1926). A palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: Volochínov, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros enunciados. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. Edição e supervisão da tradução: Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.