PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM OLHAR PARA O PROFLETRAS

Autores

  • Débora Ventura Klayn Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Marcel Alvaro de Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16918

Palavras-chave:

ensino de literaturas, ensino fundamental II, PROFLETRAS

Resumo

Este artigo objetiva investigar as bases teórico-metodológicas convocadas para o (re)pensar do ensino de literaturas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em dissertações do Profletras. Para tanto, dialoga com autores como Cosson e Paulino (2009), Biella (2014), Precioso (2017), Cosson (2019) e Amorim et al. (2022). O corpus é composto por cinco títulos e resumos de dissertações defendidas em 2021. A metodologia apoia-se em uma abordagem qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006) e na perspectiva dialógica do discurso (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017). Os resultados apontam para uma mescla de vertentes teóricas e uma expressiva opção metodológica pela perspectiva do letramento.

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Biografia do Autor

Débora Ventura Klayn Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ), Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita.

Marcel Alvaro de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística Aplicada (UFRJ), Professor do Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade Acadêmica da Fundação CECIERJ.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Nascimento, D. V. K., & Amorim, M. A. de. (2024). PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O PROFLETRAS. EntreLetras, 15(2), 353–379. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16918