PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UM OLHAR PARA O PROFLETRAS
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16918Palavras-chave:
ensino de literaturas, ensino fundamental II, PROFLETRASResumo
Este artigo objetiva investigar as bases teórico-metodológicas convocadas para o (re)pensar do ensino de literaturas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em dissertações do Profletras. Para tanto, dialoga com autores como Cosson e Paulino (2009), Biella (2014), Precioso (2017), Cosson (2019) e Amorim et al. (2022). O corpus é composto por cinco títulos e resumos de dissertações defendidas em 2021. A metodologia apoia-se em uma abordagem qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006) e na perspectiva dialógica do discurso (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017). Os resultados apontam para uma mescla de vertentes teóricas e uma expressiva opção metodológica pela perspectiva do letramento.
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