ENTRE A SINFONIA E OS CORPOS EMPILHADOS

NARRATIVAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Autores

  • Maíra Soalheiro Grade Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Antonio Rediver Guizzo Universidade Federal da Integração Latino-Americana image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e17875

Palavras-chave:

Literatura, poder, gênero, violência

Resumo

A produção e disseminação de textos e discursos sempre foi desigualmente distribuída; raça, classe e gênero continuam sendo, até hoje, pilares que legitimam o conhecimento. Com base nas análises teóricas de patriarcado, gênero e poder, conforme discutido por Saffioti (2015), Lerner (2019) e Del Priore (2020), este estudo tem como objetivo examinar, nos romances Mulheres empilhadas (2019), de Patrícia Melo, e Sinfonia em branco (2013), de Adriana Lisboa, o desenvolvimento de diversas formas narrativas e a apropriação da escrita pelas mulheres como ferramenta de representação e denúncia das violências resultantes da desigualdade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Soalheiro Grade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), Pós-Graduada Lato Sensu em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera- -Uniderp (2011) e Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019). Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Antonio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), pós-graduado em Lingua Portuguesa e Literatura pela Faculdade do Iguaçu (2006), pós-graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor no curso de graduação Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE). Professor do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (PPGLC-UNILA). Líder do grupo de pesquisa Imaginários Latino-Americanos (ILA), que objetiva articular investigações voltadas à compreensão dos imaginários manifestos nas artes latino-americanas. Coordenador do projeto de extensão Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada, que promove a realização de palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Imaginários da Violência na Literatura Latino-Americana Contemporânea: Literaturas do fim do Mundo, que objetiva investigar obras literárias latino-americanas distópicas (ou que compartilhem características do gênero) publicadas no Brasil e na Argentina na segunda década do século XX. Foi coautor da proposta e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) de 2016 a 2020. Foi Coordenador-geral da EDUNILA - Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), de 2021 a 2023. Bolsista de Produtividade CNPq - PQ-2.

Referências

DEL PRIORE, Mary. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história das mulheres no Brasil: 1500-2000. São Paulo: Planeta, 2020.

DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura: discurso e história. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, p. 195-219, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.17851/2358-9787...195-219. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/27897. Acesso em: 17 set. 2024.

FÉLIX, Regina R. Tom, volume e arranjo no chiaroscuro da memória: Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n.º 37, p.93-103, janeiro/julho, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-4018376. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9732. Acesso em: 18 set. 2024.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas: Autores Associados, 2012.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

LISBOA, Adriana. Sinfonia em branco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MELO, Patrícia. Mulheres empilhadas. São Paulo: LeYa, 2019.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.

SOUZA, Viviani Busko. Mulheres empilhadas (2019) e Temporada de furacões (2017): expressões da violência de gênero em narrativas contemporâneas. 2022. 96f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.

TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2017. p. 401-442.

TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Grade, M. S., & Guizzo, A. R. (2024). ENTRE A SINFONIA E OS CORPOS EMPILHADOS: NARRATIVAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. EntreLetras, 15(2), 271–286. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e17875

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024