ECOS DA POETICIDADE DA PRESENÇA-AUSÊNCIA DA VOZ DE MULHERES EM O REMORSO DE BALTAZAR SERAPIÃO, DE VALTER HUGO MÃE
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e17952Palavras-chave:
Literatura portuguesa contemporânea, Valter Hugo Mãe, o remorso de baltazar serapião, heterodiscurso, vozResumo
O artigo pretende refletir sobre a voz feminina, em sua ausência, presença ou rememoração, como estratégia de resistência na narrativa de o remorso de baltazar serapião (2018), de Valter Hugo Mãe. Para tanto, investiga-se, a partir dos postulados de Bakhtin (2020), a arquitetônica do conflito entre vozes narrativas constituídas no heterodiscurso e as metáforas resultantes desse recurso estético, em diálogo com pesquisadores contemporâneos (Figueiredo, 2020; Bosi, 1997). Considera-se que a produção de sentido do texto se dá além da temática e é elaborada na/pela linguagem, por isso chega-se em resultados que apontam a voz feminina como relevante irradiadora de poeticidade.
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