A MANIFESTAÇÃO DO INSÓLITO NOS CONTOS DE COELHO NETO
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18608Palavras-chave:
Insólito, Coelho Neto, contosResumo
O insólito é um termo que nomeia elemento narrativo e macro-categoria literária simultaneamente. O escritor Coelho Neto destacou-se no cenário brasileiro por produzir obras de cunho fantástico e utilizar diversos elementos insólitos, como objetos comuns, lendas e a própria ciência. Seus contos “A bola”, “O duplo” e “A sombra” são exemplos de narrativas fantásticas e objetos de análise deste trabalho, cujo objetivo é analisar e delimitar quais elementos constituem o insólito nas obras. O insólito predominante nos contos surge da banalidade.
Downloads
Referências
BATISTA, Angélica Maria Santana. As (des) fronteiras do insólito na literatura: reflexões e possibilidades na contemporaneidade. In: GARCÍA, Flavio. A banalização do insólito: questões de gênero literário-mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 45-65.
CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
CHAMPLONI, Hiolene de Jesus Moraes Oliveira. O fantástico como instrumento estético para discutir as tensões sociais na contemporaneidade. In: Congresso Internacional ABRALIC, 15, 2017, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2017, p. 618-625.
COELHO NETTO, Henrique. Contos da Vida e da Morte. Porto: Livraria Chardron, 1927.
FRANÇA, Julio. O insólito e seu duplo. In: GARCIA, Flavio; MOTTA, Marcus Alexandre (org). O insólito e seu duplo. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2009. p. 7-14.
GAMA-KHALIL, Marisa Martins. A Literatura Fantástica: Gênero ou Modo?. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 26, p. 18-31, dez., 2013. DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p18. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25158. Acesso em: 9 set. 2025.
GAMA-KHALIL, Marisa Martins. Assombrado e medonho: o objeto na atmosfera gótica de um conto de Coelho Neto. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 69, p. 1-17, mar., 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.107853. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107853. Acesso em: 9 set. 2025.
GARCÍA, Flavio. O insólito na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: GARCÍA, Flavio. A banalização do insólito: questões de gênero literário–mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 11-22.
KEPPLER, Carl Francis. The literature of the second self. Arizona: The University of Arizona Press, 1976.
PIMENTEL, Antonio Marcos Gonçalves. A hesitação e o estranhamento ante o maravilhoso da literatura fantástica nas fábulas italianas de ítalo calvino. Icarahy, [S. l.], n. 04, p. 1-17, out., 2010.
SOUSA, Thalita Ruth; SANTOS, Naiara Sales Araújo. A protoficção científica brasileira e sua hibridização através do fantástico: uma análise do conto “a sombra” de Coelho Neto. Caderno de Letras, [S. l.], n. 34, p. 409-433, 24 out., 2019. DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.16987. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/16987. Acesso em: 2 set. 2025.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert; KNAPP, Cristina Löff. O Insólito na Literatura Olhares Multidisciplinares. Caxias do Sul: Educs, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EntreLetras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
