A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
Palavras-chave:
unidade didática, leitura, escritaResumo
Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.
Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita.
Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced.
Keywords: didactic unit; reading; writing
Downloads
Referências
CARVALHO, I. – O Ensino por Unidades Didáticas, Rio de Janeiro, 1978.
CORTIZAS, M. e CASTRO, M. – Diagnóstico e Intervención Didática Del Lenguaje Escolar, La Coruña, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais, Lisboa, Departamento do Ensino Básico, 2001.
SOARES, L. D. e BACELAR, M. – Os Ovos Misteriosos, Lisboa, Edições Afrontamento, 1994.
SOLÉ, I. – Estratégias de la Lectura, Coleção Materiales para la Inovación Educativa, Graó Editorial/ICE/Universidade Barcelona, 1992.
YOPP, H. & YOPP, R. – Literature Based Reading Activities, Boston, Pearson, 2006.
ZABALLA, A. – “Os Enfoques Didáticos”. In: Coll, Cesar et alii, O Construtivismo na Sala de Aula, São Paulo, Ática, 1999, pp. 153-196.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.