A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal

Autores/as

  • Paulo José Tente da Rocha Santos Osório Universidade da Beira Interior
  • Maria dos Anjos Milheiro Gomes Raposo

Palabras clave:

unidade didática, leitura, escrita

Resumen

Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.

Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita.

 

Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced.

 

Keywords: didactic unit; reading; writing

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo José Tente da Rocha Santos Osório, Universidade da Beira Interior

Departamento de Letras

Citas

CARVALHO, I. – O Ensino por Unidades Didáticas, Rio de Janeiro, 1978.

CORTIZAS, M. e CASTRO, M. – Diagnóstico e Intervención Didática Del Lenguaje Escolar, La Coruña, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais, Lisboa, Departamento do Ensino Básico, 2001.

SOARES, L. D. e BACELAR, M. – Os Ovos Misteriosos, Lisboa, Edições Afrontamento, 1994.

SOLÉ, I. – Estratégias de la Lectura, Coleção Materiales para la Inovación Educativa, Graó Editorial/ICE/Universidade Barcelona, 1992.

YOPP, H. & YOPP, R. – Literature Based Reading Activities, Boston, Pearson, 2006.

ZABALLA, A. – “Os Enfoques Didáticos”. In: Coll, Cesar et alii, O Construtivismo na Sala de Aula, São Paulo, Ática, 1999, pp. 153-196.

Publicado

2016-10-30

Cómo citar

Osório, P. J. T. da R. S., & Raposo, M. dos A. M. G. (2016). A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal. EntreLetras, 7(1), 5–25. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756