O O AGIR DOCENTE PARA TRANSFORMAR UM OBJETO A APRENDER EM OBJETO ENSINADO

Autores

  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual de Londrina
  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/FAALC/UFMS
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina/UEL

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar resultados de uma análise dos gestos empreendidos por uma professora na implementação de uma oficina de poemas desenvolvida no Ensino Fundamental I. Inserida na área da Linguística Aplicada, o objeto da pesquisa foram os gestos fundadores e específicos evidenciados nos movimentos discursivos observáveis da professora ao transformar um objeto a aprender em um objeto ensinado. Utilizando como categorias de análise as macropreocupações da agenda profissional (BUCHETON; SOULÉ, 2009; NASCIMENTO, 2014) e os gestos didáticos (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008), os resultados apontaram uma variedade de gestos utilizados, principalmente, o de presentificação do objeto do saber didatizado.

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Biografia do Autor

Gabriela Martins Mafra, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda  do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Graduação em Letras Português/Inglês (UENP/Cornélio Procópio). Colaboradora externa do subprojeto PIBID (UENP) “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”. E-mail: gabi_martins_mafra@hotmail.com.

Edna Pagliari Brun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/FAALC/UFMS

Doutoranda em Estudos da Linguagem/PPGEL/UEL, Mestra em Estudos de Linguagens/PPGMEL/UFMS, Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/FAALC/UFMS. e-mail: ednapbrun@gmail.com.

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa, Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.  Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina/UEL. E-mail: elopes@sercomtel.com.br

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Martins Mafra, G., Pagliari Brun, E., & Lopes Nascimento, E. (2017). O O AGIR DOCENTE PARA TRANSFORMAR UM OBJETO A APRENDER EM OBJETO ENSINADO. EntreLetras, 8(2), 432–452. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4198