AULA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ELABORAÇÃO DIDÁTICA COM MEMES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p226Resumo
O artigo trata de uma reflexão da forma de mobilização das noções teórico-metodológicas bakhtinianas de dialogismo e gênero discursivo, em atividades elaboradas para aulas de leitura e análise linguística com memes. As relações dialógicas são contempladas nas questões sobre condições de produção, enfatizando seu espaço-tempo de circulação, endereçamento a seus interlocutores, finalidade. A noção gênero discursivo suscita análise do conteúdo temático por meio do que se torna dizível; o tom de ancoragem valorativa; em relação à estrutura composicional, o destaque é para o visual e verbal; e, ao estilo, as marcas linguístico-enunciativas da relação entre a forma visual e verbal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.