A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA POR MEIO DE TRAÇOS DE SENTIDOS EM UMA NARRATIVA DE SUSPENSE PRODUZIDA POR ALUNOS DE 9º ANO

Autores

  • JOSÉ ALVES FERREIRA NETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Valdinar Custódio Filho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p180

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de referenciação construídas em uma narrativa de suspense escrita por alunos de 9º ano. A produção textual é resultado de nossa proposta de intervenção vinculada ao Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará. A proposta de intervenção foi aplicada em uma turma de uma escola pública municipal de Fortaleza, a fim de potencializar, pragmática e discursivamente, a produção escrita dos aprendizes, a partir do desenvolvimento das estratégias de referenciação. Consideramos que os processos de referenciação estudados ajudaram os discentes a apresentarem uma escrita mais eficaz, o que se revela pelo domínio que demonstraram para transformar, textualmente, os referentes principais do texto produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

FERREIRA NETO, J. A., & Custódio Filho, V. (2018). A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA POR MEIO DE TRAÇOS DE SENTIDOS EM UMA NARRATIVA DE SUSPENSE PRODUZIDA POR ALUNOS DE 9º ANO. EntreLetras, 9(2), 180–203. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p180