NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE “FILOSOFIA AFRICANA” E O HUMANISMO PÓS-COLONIAL DE LEWIS GORDON
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n1p46Resumo
O humanismo pode ser pós-colonial? O que é a Filosofia Africana? Quem é Lewis Gordon? Este artigo apresenta alguns elementos típicos do pensamento do filósofo jamaicano Lewis Gordon e relaciona-o ao campo da Filosofia Africana. Para tanto, procura delinear suas influências teóricas e o uso de conceitos, como a teodiceia, a má-fé e a razão para entender o racismo anti-negro. Nesse sentido, argumenta-se em torno da contribuição singular de Lewis Gordon para diferentes áreas de estudo, especialmente filosofia política, ciências sociais e humanidades.
Palavras-chave: Lewis Gordon; Filosofia Africana; Humanismo Pós-colonial; Fenomenologia Existencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.