LETRAMENTOS E ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p410Resumo
O artigo discute sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir da experiência de uma professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Lucíolo Oliveira Rabelo, localizada no interior do estado do Pará. Adotamos a perspectiva de Street (2014), a qual sugere a utilização do letramento ideológico na escola. Essa abordagem defende que se traga para sala de aula práticas da realidade do aluno aproximando o conhecimento formal institucionalizado ao conhecimento de mundo do aluno. Dialogamos ainda com Oliveira (2010), que destaca a pluralidade dos letramentos demonstrando que são dinâmicos e sofrem influências do contexto social em que se desenvolvem. Apoiados nesse pensamento, defendemos que, a partir do trabalho com gêneros textuais, o professor possa levar os alunos a apropriarem-se de diferentes letramentos. Esperamos que essa reflexão leve a um projeto que vislumbre resultados significativos dentro da perspectiva apontada por Street (2014).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.