LITERACYS AND TEACHING IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p410

Abstract

The article discusses the teaching of Portuguese Language from the experience of a teacher in the Municipal School of Primary Education Prof. Lucíolo Oliveira Rabelo, located in the interior of the state of Pará. We adopted the perspective of Street (2014), which suggests the use of ideological literacy in school. This approach advocates bringing classroom practice to the reality of the student by bringing institutionalized formal knowledge to the student's world knowledge. We also discuss with Oliveira (2010), which highlights the plurality of literatures demonstrating that they are dynamic and influenced by the social context in which they develop. Based on this thought, we defend that, from the work with textual genres, the teacher can lead the students to appropriate different literatures. We hope that this reflection will lead to a project that envisions significant results within the perspective pointed out by Street (2014).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Áustria Rodrigues Brito, UNIFESSPA

ossui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1996) , Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015) ( PPGL/LALLI). É professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é Professora Adjunta II desta IES, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atua como docente e Coordenadora do Mestrado Profissional da UNIFESSPA. Tem experiência na área de Linguística e Linguistica Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade.Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena ( com trabalhos a respeito de currículo diferenciado, ensino- aprendizagem de línguas étnicas , ensino bilíngue em contextos indígenas , formação de professores de educação escolar indígena, vitalização linguística e documentação de línguas obsolescentes ) e demais questões relacionadas. Possui publicações nas questões relacionadas a : letramentos, leitura, produção de textos, reflexão linguística no âmbito do ensino-aprendizagem ( pesquisas ação), formação de professores de educação básica, educação indígena e educação escolar indígena , produção de materiais pedagógicos que visem o fortalecimento das línguas obsolescentes . Lidera um grupo de pesquisa denominado Grupo de Formação e Ensino-Aprendizagem em Língua Indígena/GEINDI. Esse grupo discute questões de educação escolar indígena num contexto bilíngue; interação em sala de aula, ensino de língua nativa e língua portuguesa como segunda língua, análise e construção de materiais didáticos no contexto bilíngue.

Lindalva da Silva Lima

Professora da Rede Pública Municipal de Goianésia do Pará, Pará. Mestranda em Letras pelo programa Profletras na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

Published

2018-10-28

How to Cite

Brito, Áustria R., & Lima, L. da S. (2018). LITERACYS AND TEACHING IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION. EntreLetras, 9(2), 410–429. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p410