ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BALSAS (MA) POR MEIO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p136

Resumo

This research aimed to investigate the effects of using collaborative activities in English classes with 14 students with basic proficiency level of the 9th grade of a Brazilian public school in Balsas (MA). Working with collaborative activities allows us to debunk the belief that English teaching in the Brazilian public schools do not work. Based on the sociocultural perspective, this research highlights the relevance of learning through interactions which learners use to build knowledge and argue about the language they are learning. The data analysis revealed that the collaborative tasks were fruitful to English teaching and learning as they promote socialization environments and develop self-esteem as well as the language proficiency. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, UEMA/CESBA

Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins. (PPGL / UFT - Araguaína)  Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (CESBA/UEMA)

 

Mariana Noleto Barbosa, PPGL/UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. Graduanda em Letras Português/Inglês pela Universidade Paulista. Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professora da educação básica com experiência em escolas públicas, particulares e cursos livres. 

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, UFT = Araguaína

Selma Maria Abdalla DiasBarbosa fez graduação em letras: Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (1990), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela UNIANA-UEG (1998), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino\aprendizagem de LE\L2 pela Universidade de Brasília-UnB (2007) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014). É membro do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira (2018). Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores de língua estrangeira, pesquisando principalmente os seguintes temas: Construção identitária dos professores de línguas, Linguagem e Práticas Sociais, Ensino e Aprendizagem de LE\L2 e Comunidade de Prática em ambientes virtuais- CdP. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura-UFT(Nível: Mestrado e Doutorado) e Profletras.(Mestrado Profissional)

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Maldaner, L. de C. B. F., Barbosa, M. N., & Barbosa, S. M. A. D. (2019). ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BALSAS (MA) POR MEIO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS. EntreLetras, 10(1), 136–148. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p136