AS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE GAÚCHOS EM SITUAÇÃO DE CONTATO DIALETAL COM TERESINENSES

Autores

  • Thiago de Souza Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p267

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar se os gaúchos que residem em Teresina (PI) estão acomodando a realização da abertura das vogais médias pretônicas /e/ e /o/, a fim de verificar, por intermédio de uma análise quantitativa, se os fatores linguísticos e extralinguísticos inerentes ao contexto de realização dessas vogais estão contribuindo ao processo de acomodação. Para tanto, o artigo teve como suporte uma metodologia ancorada na perspectiva da sociolinguística variacionista laboviana, a qual preconiza o uso de uma abordagem quantitativa para o tratamento dos dados, os quais foram coletados com 6 (seis) informantes gaúchos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível III, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramentos, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Amorim, T. de S., & Costa, C. de S. S. M. da. (2019). AS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE GAÚCHOS EM SITUAÇÃO DE CONTATO DIALETAL COM TERESINENSES. EntreLetras, 10(1), 267–287. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p267