O SUPORTE DE GÊNEROS FACEBOOK

Autores

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Patrícia Gomes de Mello Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Thamyres Barrozo de Paula Vrije Universiteit Brussel – VUB
  • Rosângela Soares Lima Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p462

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o Facebook como um suporte de gêneros, para o que utiliza páginas de empresas que divulgam seus produtos. Como aporte teórico para a discussão de gênero e suporte, pauta-se em Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bhatia (1993; 2004), Swales (1990; 2009), entre outros. Para o anúncio publicitário, toma como aporte teórico Gonzales (2003) e Carvalho (2014). Para análise do objeto, seleciona duas páginas de Facebook de duas marcas brasileiras, Havaianas e Natura. Os resultados mostram que o Facebook comporta-se como autêntico suporte de gêneros, capaz de veicular e modificar os gêneros que nele se inserem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Associado, nível 3, da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase nos gêneros publicitários e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade).

Patrícia Gomes de Mello, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Linguística pelo PROLING (UFPB), desenvolve pesquisa embasada na filosofia da linguagem bakhtiniana. É graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participa do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária-NETLLI, na linha de pesquisa: Linguística e Dialogismo. Atualmente participa do GPLEi - Grupo de Pesquisa em Linguagem, Interação e Enunciação (UFPB). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística e em Língua Portuguesa.

Thamyres Barrozo de Paula, Vrije Universiteit Brussel – VUB

Mestre em Linguística pela Vrije Universiteit Brussel (VUB), na Bélgica. Graduada em Letras Português/Inglês Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC na área de Linguística com o projeto: A construção dos sentidos do gênero/texto publicitário em páginas do Facebook. É vinculada ao grupo de estudo Protexto e ao grupo de estudo GETEME (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui conhecimento nas áreas de Linguística Textual, Gêneros Discursivos e Aquisição de Segunda Língua.

Rosângela Soares Lima, Universidade Federal do Ceará – UFC

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Foi bolsista de Iniciação Científica UFC/PIBIC na área de Linguística com o projeto: A construção dos sentidos dos gêneros-texto publicitário em páginas do Facebook e também bolsista voluntária de Iniciação Científica - UFC na área de Literatura com o projeto: O duplo na literatura: um estudo por meio das confluências e dissonâncias entre Poe e Saramago. Participou do grupo de estudo GETEME (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atualmente participa do grupo de pesquisa O Mal e suas Vertentes na Literatura, coordenado pela professora Dra. Ana Marcia Alves Siqueira. Possui conhecimento na área de Linguística Textual, além de conhecimentos em Literatura Portuguesa e Brasileira. É pesquisadora da área de Literatura Portuguesa e Literatura comparada entre as literaturas portuguesa e brasileira, especialmente, estudos sobre José Saramago, Literatura Fantástica e sobre a temática do mal.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

de Freitas Leite, F., Fernandes de Sousa, M. M., Gomes de Mello, P., Barrozo de Paula, T., & Soares Lima, R. (2020). O SUPORTE DE GÊNEROS FACEBOOK. EntreLetras, 11(1), 440–460. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p462

Edição

Seção

Temas Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)