BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES
SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p299Palavras-chave:
literatura, best-seller, formação de leitores, subjetividadesResumo
Este artigo, recorte da dissertação de Lima (2019), analisa a contribuição que os best-sellers da cultura de massa apresentam para a formação de leitores na escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo em três escolas públicas municipais de 9º ano do ensino fundamental da cidade de Buriti dos Lopes-PI. O suporte teórico que embasa essa pesquisa provém de autores como: Compagnon (1996), Todorov (2009), Barthes (1977), Bloom (2001). A análise dos dados revelou o gosto e apreço que estes estudantes apresentam a respeito dos best-sellers da cultura de massa, compreendendo-os como leituras fruitivas, tendo-as como hábito consolidado.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera T. de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). Porto Alegre: Mercado aberto, 1988.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução: Fulvia M.L Moretto. São Paulo: UNESPI, 2002.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução: Cleonice Paes Barreto. Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
DUMONT, Ligia Maria Moreira. A opção pela literatura de massa: simples lazer ou alienação?. Revista Investigación bibliotecalógica. Minas Gerais, v. 14, n. 28, jan./jun. 2000.
FARIA, Vanessa F.S. O ensino de literatura e a formação do leitor literário: entre saberes, trajetórias de uma disciplina e suas relações com os documentos oficiais. Revista Iberoamericana de Educación, Mato Grosso, n. 49/7, p. 1-12, 2009.
FREIRE, José Antônio Torres. Os saberes da literatura e a formação do leitor. Revista EntreLetras, Araguaína, n. 1, p. 191-208, 2010.
LIMA, L. S. Leitura de best-sellers: desafios à escola na formação do leitor. 2019. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
LIMA, Sirleide de Almeida et al. O Best-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores. Revista Eco Pós, Goiás, v. 18, n. 1, p. 190-204, 2015.
RIOLFI, Claudia et al. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
ROSSATO. Wilson. O que é um best-seller?. Revista de Letras, Brasília, ano 01, n. 11, abr. 1994.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (organizadoras). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
ZUNTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.