BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES

SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO

Autores/as

  • Luzimar Silva de Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Shirlei Marly Alves Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p299

Palabras clave:

literatura, best-seller, formação de leitores, subjetividades

Resumen

Este artigo, recorte da dissertação de Lima (2019), analisa a contribuição que os best-sellers da cultura de massa apresentam para a formação de leitores na escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo em três escolas públicas municipais de 9º ano do ensino fundamental da cidade de Buriti dos Lopes-PI. O suporte teórico que embasa essa pesquisa provém de autores como: Compagnon (1996), Todorov (2009), Barthes (1977), Bloom (2001). A análise dos dados revelou o gosto e apreço que estes estudantes apresentam a respeito dos best-sellers da cultura de massa, compreendendo-os como leituras fruitivas, tendo-as como hábito consolidado.

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Biografía del autor/a

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Letras. Professora do Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS - Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

2019-11-16

Cómo citar

Lima, L. S. de, & Alves, S. M. (2019). BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES: SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO. EntreLetras, 10(2), 299–316. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p299