GELADEIROTECA
UMA AÇÃO DE LEITORES, PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p154Palavras-chave:
leitura, formação de leitores, democratização da leitura, geladeirotecaResumo
O artigo aborda leitura, formação de leitores e democratização da leitura. Tem como objetivo refletir sobre a necessária democratização do acesso à leitura, a partir da experiência do Projeto Geladeiroteca, à luz de fundamentos teóricos construídos em diálogo com os autores: Castrillón, Freire, Petit, Rouxel, Soares, Zilberman, entre outros. Relata uma iniciativa de estudantes da UFMA, campus de Imperatriz-MA, que buscam uma forma criativa de incentivar a leitura na universidade. O projeto nasce numa disciplina ministrada no curso de Ciências Contábeis, com orientação da Profª Celnia Teresinha Bastos, e ganha adesão de estudantes de outros cursos, como Matheus, do curso de Pedagogia. A ideia era criar uma estratégia de compartilhar livros e incentivar a leitura no ambiente acadêmico. Uma geladeira usada, encontrada por um aluno de Contábeis, transforma-se em cenário: a Geladeiroteca. Os estudantes tornam-se protagonistas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para colher informações junto à coordenadora do projeto original, professora Celnia, Matheus que se tornou divulgador do projeto e três estudantes que utilizam os livros da Geladeiroteca: uma estudante de Pedagogia e dois estudantes de LCH. Enfim, não basta saber ler, no sentido da ação formal de decodificar a escrita, é preciso tornar-se leitor, como alguém capaz de dialogar com o texto, com o mundo, com a realidade para, a partir dela e com ela, buscar alternativas de transformação.
Downloads
Referências
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MARTINS, Aracy e VERSIANI, Zélia. Um jogo que vale a pena: democratizar a leitura literária. In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004. p. 9-16.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.
PINHEIRO, Marta Passos. Reflexões sobre práticas de letramento literário de jovens: o que é permitido ao jovem ler? In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004, p.111-120.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução: Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. Tradução: Elizabeth Guzzo de Almeida. FaE/UFMG. Disponível em Glossário CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura> Acesso em 07/08/2019.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: Interpretação Dirigida a um Questionamento. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008, p. 39-48.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Descomplicando o Ensino de Literatura. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 55-61.
SOARES, Magda. Leitura e democracia cultural. In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004. p.17-32.
ZILBERMAN, Regina. Sim, a Literatura Educa. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 17-24.
ZILBERMAN, Regina. Respondendo em Forma de Proposta. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 51-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.