GELADEIROTECA

UMA AÇÃO DE LEITORES, PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p154

Palavras-chave:

leitura, formação de leitores, democratização da leitura, geladeiroteca

Resumo

O artigo aborda leitura, formação de leitores e democratização da leitura. Tem como objetivo refletir sobre a necessária democratização do acesso à leitura, a partir da experiência do Projeto Geladeiroteca, à luz de fundamentos teóricos construídos em diálogo com os autores: Castrillón, Freire, Petit, Rouxel, Soares, Zilberman, entre outros. Relata uma iniciativa de estudantes da UFMA, campus de Imperatriz-MA, que buscam uma forma criativa de incentivar a leitura na universidade. O projeto nasce numa disciplina ministrada no curso de Ciências Contábeis, com orientação da Profª Celnia Teresinha Bastos, e ganha adesão de estudantes de outros cursos, como Matheus, do curso de Pedagogia. A ideia era criar uma estratégia de compartilhar livros e incentivar a leitura no ambiente acadêmico. Uma geladeira usada, encontrada por um aluno de Contábeis, transforma-se em cenário: a Geladeiroteca. Os estudantes tornam-se protagonistas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para colher informações junto à coordenadora do projeto original, professora Celnia, Matheus que se tornou divulgador do projeto e três estudantes que utilizam os livros da Geladeiroteca: uma estudante de Pedagogia e dois estudantes de LCH. Enfim, não basta saber ler, no sentido da ação formal de decodificar a escrita, é preciso tornar-se leitor, como alguém capaz de dialogar com o texto, com o mundo, com a realidade para, a partir dela e com ela, buscar alternativas de transformação.

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Biografia do Autor

Eloiza Marinho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (ingresso 2017). Orientanda da professora Dra. Maria José de Pinho (UFT). È professora Adjunto do Curso de Pedagogia da UFMA / Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia. Experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, gestão escolar e estágio supervisionado. Áreas de interesse: formação de professores, política educacional, gestão democrática, letramento científico.

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Publicado

2019-11-16

Como Citar

Marinho dos Santos, E. ., & de Pinho, M. J. (2019). GELADEIROTECA: UMA AÇÃO DE LEITORES, PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA. EntreLetras, 10(2), 154–186. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p154