MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: autopoiésis e reprodução cultural campesina
Resumo
Os sujeitos do presente trabalho são estudantes de cursos de Educação do Campo desenvolvidosna UFPA/Campus de Marabá. Suas trajetórias de vida integram-se às migrações camponesas aosudeste do Pará nas últimas quatro décadas. O contexto de produção das narrativas, objeto deanálise e descrição, é o da formação inicial de educadores do campo, através de dispositivoscurriculares de abordagem das histórias de vida como projeto de formação e conhecimento. Orealce que o tema da identidade tem encontrado nas produções narrativas de histórias de vidadesses estudantes (atores-autores), evidencia o que tem sido seu objeto de referência: a formaçãopessoal salientada discursivamente na afirmação de uma práxis coletiva. Trata-se de um trabalhosimbólico produtivo em que esses sujeitos de memória estão reencontrando num grupo social osentido de suas existências e experiências históricasDownloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.