MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: autopoiésis e reprodução cultural campesina

Auteurs-es

  • Idelma Santiago da Silva

Résumé

Os sujeitos do presente trabalho são estudantes de cursos de Educação do Campo desenvolvidosna UFPA/Campus de Marabá. Suas trajetórias de vida integram-se às migrações camponesas aosudeste do Pará nas últimas quatro décadas. O contexto de produção das narrativas, objeto deanálise e descrição, é o da formação inicial de educadores do campo, através de dispositivoscurriculares de abordagem das histórias de vida como projeto de formação e conhecimento. Orealce que o tema da identidade tem encontrado nas produções narrativas de histórias de vidadesses estudantes (atores-autores), evidencia o que tem sido seu objeto de referência: a formaçãopessoal salientada discursivamente na afirmação de uma práxis coletiva. Trata-se de um trabalhosimbólico produtivo em que esses sujeitos de memória estão reencontrando num grupo social osentido de suas existências e experiências históricas

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Biographie de l'auteur-e

Idelma Santiago da Silva

Doutora em História. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (Campus de Marabá).Pesquisadora no Grupo Narrativa, Experiência de Vida e Formação (CNPq), Linha de Pesquisa História de Vida eFormação de Professores.

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Comment citer

Santiago da Silva, I. (2014). MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: autopoiésis e reprodução cultural campesina. EntreLetras, 2(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/897