NARRATIVAS DE PROFESSORES: DISCURSO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar em narrativas de professores de escolas do campo representações de suas trajetórias de formação. Sob a compreensão de que toda comunidade social produz discursos, as narrativas são analisadas a partir de uma abordagem discursiva. Desta abordagem, decorre a compreensão de que as narrativas de vida não se reduzem à consciência individual de quem narra, nem tampouco são o lugar de retorno linear a fatos passados. Nas narrativas de pessoais inscrevem-se sentidos que traduzem um modo de o sujeito organizar e representar suas experiências no mundo. Os relatos de vida foram produzidos por professores do campo em formação inicial, a partir de entrevistas individuais. Nossas análises depreendem das narrativas traços identitários construídos na relação destes professores com a luta mais ampla por condições de vida no campo, cujos discursos colocam em movimento sentidos de processos de inexistência de políticas públicas que traduzam o campo como um lugar de produção da cultura, de existência e de re-existência.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.