RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204Palavras-chave:
Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.Resumo
Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família.
Downloads
Referências
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo, Global, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.
ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 2011.
GOMES, Carlos Magno. O leitor cultural. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural da UNEB, Alagoinhas, v. 1, n. 1, p. 08-23, 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/issue/view/98/showToc. Acesso em: 10 jan 2020.
GOMES, Carlos Magno. O modelo cultural de leitura. Nonada Letras em Revista. Porto Alegre, n. 18, p. 167-183, 2012.
LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MARTINS, Georgina. Infância no Inferno: um lugar na ficção de Antônio Carlos Viana. Revista Interdisciplinar, UFS, v. 10. p. 283-298, 2010. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/issue/view/136. Acesso em: 15 jan 2020.
REZENDE, Neide. Formação do leitor na escola pública brasileira: Um jargão ou um ideal? In: ALVES, José Hélder Pinheiro Alves et al. (Org.). Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Abralic, 2014. p. 37-54..
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jouver-Faleiros, (Org.).- São Paulo, Parábola, 2013.
ROUXEL, Annie et al. (org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda 2013.
ROUXEL, Annie. Ensino de Literatura: Experiência estética e formação do Leitor. In: ALVES, José Hélder Pinheiro Alves et al. (Org.). Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Abralic, 2014. p. 19-36.
SILVA, Maria Ivonete. As personagens infames de Antônio Carlos Viana e suas representações. Revista Interdisciplinar, UFS, v.15, p. 159-170, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1056. Acesso em: 20 jan 2020.
VIANA, Antônio Carlos. No meio do mundo e outros contos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
VIANA, Antônio Carlos. Cine Privê. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.