MOTIVAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A ESCOLHA DO ANTROPÔNIMO
Resumo
Neste artigo, são investigadas as motivações hoje atuantes na escolha dos nomes próprios de pessoa, os quais são objeto de estudo da Antroponomástica. Em primeiro lugar, distinguem-se significado etimológico e motivações. Com base nesta distinção, apresenta-se uma versão mais acurada das motivações propostas por Guérios (1981) para a escolha do nome de pessoa, com a qual é analisado um corpus constituído por relatos de graduandos do curso de Letras da Unioeste coletados em 2012. Os resultados obtidos são comparados aos de outras pesquisas realizadas no Brasil (FREITAS 2007; MEGALE, 2012; LIRA, HOSOKAWA, 2012; e OLIVEIRA, 2012), na Suécia (ALDRIN, 2008) e no México (FRANCO, 2010). As comparações feitas apontam para a existência de três motivações não previstas por Guérios: anúncios de nascimento e internet, na Suécia, e nomes comerciais no Brasil.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.