MOTIVAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A ESCOLHA DO ANTROPÔNIMO

Autores/as

  • Márcia Sipavicius Seide

Resumen

 

Neste artigo, são investigadas as motivações hoje atuantes na escolha dos nomes próprios de pessoa, os quais são objeto de estudo da Antroponomástica. Em primeiro lugar, distinguem-se significado etimológico e motivações. Com base nesta distinção, apresenta-se uma versão mais acurada das motivações propostas por Guérios (1981) para a escolha do nome de pessoa, com a qual é analisado um corpus constituído por relatos de graduandos do curso de Letras da Unioeste coletados em 2012. Os resultados obtidos são comparados aos de outras pesquisas realizadas no Brasil (FREITAS 2007; MEGALE, 2012; LIRA, HOSOKAWA, 2012; e OLIVEIRA, 2012), na Suécia (ALDRIN, 2008) e no México (FRANCO, 2010). As comparações feitas apontam para a existência de três motivações não previstas por Guérios: anúncios de nascimento e internet, na Suécia, e nomes comerciais no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Sipavicius Seide

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Colegiado de Letras, da mesma universidade, campus de Marechal Cândido Rondon. E-mail para contato: marciaseda4@hotmail.com

Cómo citar

Sipavicius Seide, M. (2014). MOTIVAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A ESCOLHA DO ANTROPÔNIMO. EntreLetras, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/992