DIREITA, ESQUERDA E OS CORRETOS NA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p39-56Keywords:
Literatura Infantil; Ideologia; Censura; Mediação.Abstract
O artigo trata de um novo tipo de censura, que atinge obras de literatura infantil a partir de demandas ideológicas e tensões entre grupos progressistas e conservadores, cada qual com seu rol de temas e termos corretos. Sem fundamentos teóricos, tal censura se baseia em discursos indignados, que se iniciam, quase sempre, nas redes sociais. A partir da análise de dois casos recentes de retirada de circulação de livros infantis – um provocado por argumentos tidos como de esquerda, o outro, de direita – nosso objetivo é analisar os efeitos das tentativas de restrição sobre o acesso da criança a determinadas obras.
Downloads
References
s/r
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.