LEITURA E RECEPÇÃO CRÍTICA LIVRE DE POESIA
Abstract
Neste ensaio discutimos a leitura de poesia a partir da aproximação que o leitor comum faz do poema pelo reconhecimento mais imediato, perceptivo, deste gênero. Consideramos a compreensão geral, de senso comum, sobre o que é um poema. Discutimos também que a leitura comum de poesia parte da apreciação e que esta deveria ser apropriada pela recepção crítica, de modo que essa se torne livre. Essa liberdade significa mover-se de apreciação à reflexão por meios mais desprendidos de princípios teóricos e críticos. Ao final, inferimos que a educação vigente rege uma leitura superficial de poesia, dada por seus elementos mais formais e propomos como alternativa a leitura a partir da expressão de imagens dos poemas.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.