ENTRE A ALTIVEZ E A SUBSERVIDÃO: A TRANSITIVIDADE DOS SENTIDOS NA CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM JOSÉ DE ALENCAR

Authors

  • Wellington Marques da Silveira
  • Olimpia Maluf-Souza
  • Fernanda Surubi Fernandes

Abstract

O presente trabalho apresenta uma análise discurso-materialista da imagem feminina, inscrita nos romances urbanos de Alencar – Lucíola (1862) e Senhora (1875) – de modo a tentar compreender como se constrói o imaginário de mulher sob a ótica alencariana a partir dos deslocamentos e/ou permanências de sentido com a imagem feminina contemporânea, dando visibilidade aos movimentos dos sentidos que fundam uma interdiscursividade entre o século XIX e o XXI. Esse gesto possibilitou-nos compreender os significantes literários como sendo atravessados pelo funcionamento ideológico do Estado burguês e pelo discurso cristão, que atuam de maneira foraclusiva na constituição da imagem feminina em Alencar, a qual é inscrita, ao mesmo tempo, como altiva e submissa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wellington Marques da Silveira

Wellington Marques da Silveira é acadêmico do 3º semestre do curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Cáceres. Bolsista de Iniciação Científica FAPEMAT. E-mail: wellingtonmarkis@gmail.com.

Olimpia Maluf-Souza

Olimpia Maluf Souza é doutora em Linguística. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL). Docente da UNEMAT, no Campus de Cáceres, onde atua na graduação e no Mestrado em Linguística. E-mail: olimpiamaluf@gmail.com.

Fernanda Surubi Fernandes

Fernanda Surubi Fernandes é Mestra em Linguística. Bolsista FAPEMAT- Apoio técnico 3º grau. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL), da UNEMAT, Cáceres, onde atua como professora substituta na graduação. E-mail: fernandasurubi@gmail.com

How to Cite

Marques da Silveira, W., Maluf-Souza, O., & Surubi Fernandes, F. (2014). ENTRE A ALTIVEZ E A SUBSERVIDÃO: A TRANSITIVIDADE DOS SENTIDOS NA CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM JOSÉ DE ALENCAR. EntreLetras, 5(1). Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1050

Most read articles by the same author(s)