ENTRE MITOS E RITOS: vozes enunciativas do latim popular
Abstract
Este estudo busca compreender os entrelaçamentos da memória e do imagináriosocial das produções simbólicas do canto popular religioso denominado bendito. Nestesentido, o objetivo é mostrar que, enquanto representação social e manifestação discursiva, aprática ritual dos benditos está indissociavelmente ligada às tradições culturais que culminamem construções identitárias. Essa perspectiva relaciona a noção de “interação” não apenascom as situações face a face, mas a situações enunciativas dos processos dialógicos em suacomplexidade. Assim, a concepção de linguagem como comunicação social aqui ultrapassa oâmbito meramente pessoal, ultrapassa o conceito psicológico de sujeito, voltando-se para osmecanismos de constituição e determinação das condutas humanas, que estão baseadas nascondições materiais e ideológicas de vida em sociedade.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.