NOTES ON READING AND THE CIRCLE OF VIOLÊNCIA

REMISSION OF SENTENCE FROM RE-READING OF LITERARY TEXTS

Authors

  • Inácia Neta Brilhante de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Valéria Silva Medeiros UFNT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p295-308

Keywords:

Prison Education. Reading Redemption. Reading. Literature.

Abstract

A leitura do texto literário é uma das atividades privilegiadas no contexto da educação formal, dada a revolução que pode operar na vida de quem consegue dela se apropriar, incorporando-a a outras práticas da vida, mesmo que esparsamente. Pode parecer chavão, mas ler efetivamente amplia, de um jeito ou de outro, os horizontes das pessoas. A Educação em contexto prisional contempla os direitos humanos e o princípio da dignidade da pessoa humana. Assim, surge a remição penal, que oportuniza ao interno abreviar o tempo imposto pela sentença, mediante trabalho, estudo e, recentemente, disciplinado pela Recomendação n. 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a remição de pena pela leitura. Este texto, que objetiva apresentar a implantação e execução do Projeto "Remição pela Leitura", na Unidade Prisional de Imperatriz-MA, como instituto jurídico com função ressocializadora a partir de textos literários, destaca o Projeto “Leitura interativa: hábitos de leitura e reflexão como condicionantes da remição de pena”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Inácia Neta Brilhante de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Direito pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2014) e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Atualmente é professora ensino médio do Governo do Estado do Maranhão, professora substituta Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de professores, contação de histórias, dificuldade de aprendizagem e intervenção sistemática. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins Araguaína - PPGL, com estudos voltados à Remição Pena pela Leitura em contexto prisional.

References

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males – Antonio Candido. IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 81- 89, 2002.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária, Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 5. ed. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.

Published

2021-06-13

How to Cite

Sousa, I. N. B. de . ., & Medeiros, V. S. (2021). NOTES ON READING AND THE CIRCLE OF VIOLÊNCIA: REMISSION OF SENTENCE FROM RE-READING OF LITERARY TEXTS. EntreLetras, 12(1), 295–308. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p295-308