POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Keywords:
Política linguística, Língua portuguesa, EnsinoAbstract
O artigo busca caracterizar as condições necessárias para uma pesquisa em política linguística, , a qual foi historicamente constituída no atual ensino de língua e literatura na educação básica. Além da caracterização, pôr-se-á em questão se essa política corresponde ou não à expectativa de um ensino de linguagem emancipador ou a um ensino mantenedor da estrutura social e econômica. O artigo ainda busca propor alternativas para um ensino de linguagem que atenda à necessidade de uma formação humana que intervenha na realidade de modo a qualificá-la em todos os sentidos, o que significa a qualificação da vida humana. Os fundamentos teóricos estão assentados nos estudos do sociointeracionismo, na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e na concepção de linguagem como atividade constitutiva. O campo de pesquisa proposto é um conjunto de escolas estaduais do Rio de Janeiro.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.