ANIMAL FARM
ONES MORE EQUAL THAN OTHERS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p187-199Keywords:
society, reader(s), reading, power, knowledgeAbstract
The present article has as objective to analise the role that reading plays in a model of society that try adopting, through a revolution organized by hierarchical relationships, in a cooperative concept, but that end being dominated by individual interests of “some more equal than others”. This is the analysis of the masterpiece Animal farm by english writer, Eric Arthur Blair, with the pseudonym, George Orwell. For such discussions, we based on the works of Michel Foucault (2010), Manguel (2004), Petit (2013), Piglia (2006) and Rouxel et al (2013).
Downloads
References
ARISTÓTELES. Poética. Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, significado social e afetividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 12, maio/ago. 2014, p. 265-272. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VKhxJwS5qgjmgCrw67mPScH/?lang=pt. Acesso em: 25 maio 2022.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.
FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, fruição e ensino com os meninos de Ziraldo.
Niteroi: Editora UFF, 2011.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975- 1976). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GAIGER, Luiz Inácio. Exploração social e estrutura de classes: a atualidade de um quadro de análise. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, maio/ago. 2021, p. 268-298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/105087. Acesso em: 25 maio 2022.
GUERRA, Elizabete; TELES, Idete. Lacunas do real: leituras de Slavoj Zizek. Florianópolis: NEFIPO, 2009.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ORWELL, George. A revolução dos bichos. Tradução Maurício Macedo. São Paulo: Editora Pandorga, 2021.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução: Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
VICENTE, José João Neves Barbosa. Totalitarismo, educação e justiça: uma abordagem filosófica. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 EntreLetras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.