ANIMAL FARM

ONES MORE EQUAL THAN OTHERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p187-199

Keywords:

society, reader(s), reading, power, knowledge

Abstract

The present article has as objective to analise the role that reading plays in a model of society that try adopting, through a revolution organized by hierarchical relationships, in a cooperative concept, but that end being dominated by individual interests of “some more equal than others”. This is the analysis of the masterpiece Animal farm by english writer, Eric Arthur Blair, with the pseudonym, George Orwell. For such discussions, we based on the works of Michel Foucault (2010), Manguel (2004), Petit (2013), Piglia (2006) and Rouxel et al (2013).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jader Luiz Gama das Neves, Instituto Federal do Tocantins

ossui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2006. Mestrado em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína em 2018. Fazendo doutorado na área de Linguística (Linguística Aplicada) no programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus Araguaína. Professor de Português e Inglês, atuando na disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio e Ensino Superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguatins. Tem experiência em gestão e coordenação escolar, além da supervisão na área de Língua Inglesa.

Márcia Sepúlvida do Vale, Instituto Federal do Tocantins

Professora no IFTO (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tocantins), Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, Mestra em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2019), Especialista em Língua Portuguesa e Espanhola pela Faculdade Integrada de Araguatins (2013), Graduada em Letras: Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins (2012). Integra o Núcleo de Pesquisas NELPPE/CAPES/CNPq - Núcleo de Estudos em Linguagem e Políticas Públicas para a Educação do IFTO, campus Paraíso do Tocantins. Atualmente realiza projetos no âmbitos de Formação do Leitor e do ensino de Língua Espanhola, como também dedica-se à pesquisa na área de políticas públicas educacionais.

References

ARISTÓTELES. Poética. Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, significado social e afetividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 12, maio/ago. 2014, p. 265-272. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VKhxJwS5qgjmgCrw67mPScH/?lang=pt. Acesso em: 25 maio 2022.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, fruição e ensino com os meninos de Ziraldo.

Niteroi: Editora UFF, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975- 1976). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GAIGER, Luiz Inácio. Exploração social e estrutura de classes: a atualidade de um quadro de análise. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, maio/ago. 2021, p. 268-298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/105087. Acesso em: 25 maio 2022.

GUERRA, Elizabete; TELES, Idete. Lacunas do real: leituras de Slavoj Zizek. Florianópolis: NEFIPO, 2009.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ORWELL, George. A revolução dos bichos. Tradução Maurício Macedo. São Paulo: Editora Pandorga, 2021.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução: Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Totalitarismo, educação e justiça: uma abordagem filosófica. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2012.

Published

2023-02-01

How to Cite

Luiz Gama das Neves, J., & Sepúlvida do Vale, M. (2023). ANIMAL FARM: ONES MORE EQUAL THAN OTHERS. EntreLetras, 13(3), 187–199. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p187-199