O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
Keywords:
Leitura, formação de leitores, práticas de ensinoAbstract
A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.