WRITING IN SPEECH AND SPEECH IN WRITING
BRIEF COMMENTARY ON THE POETICS OF EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA AND RICARDO ALEIXO
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18603Keywords:
escrita, fala, vocalidade, voz, poesia contemporânea em língua portuguesaAbstract
This essay aims to read the poetics of Edimilson Pereira and Ricardo Aleixo through the lens of vocality, emphasizing how the gesture of writing speech can only be accomplished through a procedure of disparity. Towards this purpose, we resort to the developments of Lacan's teaching by Jacques-Allain Miller, to support the concepts of voice and pulse, which mark the impasses in the experience of being a speaker. We concluded that both poets distance themselves from a practice in which what is heard is simply transposed into writing, by proposing the destabilization of each inscription in relation to its own field.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Tradução, prefácio e notas de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
ALEIXO, Ricardo. Antiboi: poemas (2013/2017). Belo Horizonte: Crisálida/ Lira, 2017.
ALEIXO, Ricardo. Extraquadro. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2021.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução Mária da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, SP: Pontes, 1995.
CASSIN, Barbara. Jacques, o sofista: Lacan, logos e psicanálise. Tradução Yolanda Vilela; revisão da tradução Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
LACAN, Jacques. Seminário 11: os quatro conceitos fundamentais de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MILLER, Jacques-Alain. O escrito na fala. Opção lacaniana online, ano 3, n. 8, julho 2012. Disponível em: http://opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_8/O_escrito_na_fala.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Dormundo. Juiz de Fora: D’Lira, 1985.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Ô lapassi e outros ritmos de ouvido. Belo Horizonte: UFMG, 1990.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Poesia + (antologia 1985-2019). São Paulo: Editora 34, 2019.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Zéozório blues: obra poética 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
ROSENFELD, Adèle. Águas-vivas não têm ouvidos. Tradução Flavia Lago. São Paulo: Fósforo, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 EntreLetras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.