DANCING ON HIGH HEELS AS A LANGUAGE PRACTICE AND/IN PERFORMATIVE EDUCATION

TERRITORIES TO ENUNCIATING DISCOURSE OF DISSIDENT BODIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18649

Keywords:

dissident bodies, language, Heels Dance, performative education

Abstract

This article explores possible artistic-pedagogical practices of Heels dance in dance studios as an enunciation of discourses of dissident bodies related to gender identity issues. Given the increase in non-formal dance schools in Brazil, it is necessary to update current teaching methodologies in these contexts based on the fact that Heels classes are made up mostly of marginalized bodies, i.e., groups that are made invisible by society, such as women and the LGBTQIA+ community. Our research draws on theoretical perspectives and methodological approaches in the field of Performative Education and seeks to expand knowledge on Heels dance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Wosniak, Universidade Estadual do Paraná

É doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens/Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar/FAP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR. Líder do GP CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/CNPq) e membro do GP Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (PPGE/CNPq).

Matheus dos Anjos Margueritte, Federal University of Paraná

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa LICORES - Linguagem, Corpo e Estética na Educação. No Mestrado, foi bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES). Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de CuritibaII/ Faculdadede Artes do Paraná (FAP). É membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) - vinculado à linha de Pesquisa: Corpo, Comunicação e Tecnologias da Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, danças no salto alto, performatividade, danças de matriz urbana, edução não-formal em dança e inclusão.

References

D'ANGELO, Francesca. Standing tall, the stiletto heel as material memorial: a contemporary cross-cultural look at perceptions of the stiletto heel. 2016. 330f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de York, Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Toronto, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 65ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 80ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2021.

ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance à Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15861. Acesso em: 25 jan. 2024.

ICLE, Gilberto. Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 09-27, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266023682. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/23682. Acesso em: 27 jan. 2024.

GONÇALVES, Jean Carlos; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educar em Revista, Curitiba-PR, v. 34, n. 67, p. p. 139-155, fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.56081. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56081/34711. Acesso em: 25 jan. 2024.

GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thaís; GABARDO JUNIOR, Jair Mario. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 14, n. 3, p. Port. 136-155, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457337810. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37810. Acesso em: 25 jan. 2024.

GONÇALVES, Michelle Bocchi; GABARDO JUNIOR, Jair. Educação performativa: travessias. In: GONÇALVES, Jean Carlos; GARANHANI, Marynelma Camargo; GONÇALVES, Michelle Bocchi (Org.). Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020, p. 97-108.

MARGUERITTE, Matheus dos Anjos. Stiletto? Uma breve revisão sobre a dança que se faz no salto alto. In: 11º Seminário de Pesquisas em Andamento, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos do 11º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/CAC/ECA/USP. USP, 2022a. v. 1. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Tm6iYbYiBd3PEjS1YjprPeZZYDxFs5b/viw. Acesso em: 20 out. 2024.

MARGUERITTE, Matheus dos Anjos. Contornar-perfurar-abalar: reflexões sobre o ensino de Stiletto em academias de dança. In: Anais do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, Salvador. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança: Editora ANDA, 2022b. v. 7. p. 259-268. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-67051. Acesso em: 20 out. 2024.

PEREIRA, Marcelo de Andrade (Org.). Performance e educação: desterritorializando territórios. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

PINEAU, Elyse Lamm. Nos Cruzamentos entre a Performance e a Pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 02, mai./ago., p. 89‐113, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/14416. Acesso em: 29 jan. 2024.

PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de A. Performance e Educação: desterritorializando territórios. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 37-58.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduccion. Tradução de R. L. Almeida, 2. ed. New York & London: Routledge, 2006. p. 28-51. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/O_QUE_EH_PERF_SCHECHNER.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação e Realidade, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 23-35, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502/7644. Acesso em: 15 jan. 2024.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade [online]. Salvador: EDUFBA, 2008, 124 p. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/fs/pdf/setenta-9788523211967.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

ZAMBONI, Jésio. Educação bicha: uma a(na[l])rqueologia da diversidade sexual. 2016. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

Published

2024-12-10

How to Cite

Wosniak, C., & Margueritte, M. dos A. (2024). DANCING ON HIGH HEELS AS A LANGUAGE PRACTICE AND/IN PERFORMATIVE EDUCATION: TERRITORIES TO ENUNCIATING DISCOURSE OF DISSIDENT BODIES. EntreLetras, 15(2), 248–270. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18649

Issue

Section

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024