NUISANCE AND DISTURBED BODIES

THE POTENCY OF THE ENCOUNTER AND THE EMERGENCE OF THE COMMOM IN A CLASSROOM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18928

Keywords:

nuisance, common, body and education, school mediation

Abstract

From the nuisances experienced in a pandemic year to the nuisances that arise in the relationship with another, different or foreign, this research followed the movements of a school group through the lens of an educational mediator and training researcher. The narrative and cartography serve as methods for constructing this research, and Sociology and Philosophy, along with studies of corporeality and movement, set the tone for the analyses conducted. The experiences in the field guide this work toward an understanding of the 'common' as that which arises in difference, and of 'nuisance' as a potentially productive relational phenomenon.

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Author Biographies

Rianne de Oliveira Zabaleta, Federal University of Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua na área escolar com ênfase em Orientação de famílias e Inclusão Escolar.

André Bocchetti, Federal University of Rio de Janeiro

Sou professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade - PPGE/UFRJ. Estou, atualmente, em estágio pós-doutoral como academic visitor na Concordia University/Montréal - Canadá, desenvolvendo atividades no SenseLab, junto a prof. Erin Manning. Sou licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Ceará), especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Tenho atuado em cargos de gestão na UFRJ, nos quais se destacam a função de Chefe do Departamento de Administração Educacional (2018-2020), Coordenador de Licenciaturas (2020-2022) e coordenador da linha de pesquisa "Formação Docente, Linguagens e Subjetividade", do PPGE. Sou, atualmente, membro da Comissão Deliberativa desse mesmo Programa de Pós-Graduação. Atuo, ainda, como membro do Núcleo de Planejamento Pedagógico do curso de Dança da UFRJ. Sou membro do Comité Acadêmico Internacional da Red Latinoamericana de Investigadores/as de y desde los Cuerpos en las Culturas, membro do Conselho Editorial da Revista "Práticas em Gestão Pública Universitária", vinculada à PR4/UFRJ e da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Atuo na coordenação de pesquisas financiadas pela FAPERJ (APQ 1 - proc.: E-26/211.739/2021; Iniciação Científica - proc.: E-26/203.637/2021 e proc.: E-26/205.581/2022), sendo atualmente Jovem Cientista do Nosso Estado pela mesma instituição (proc.: E-26/200.294/2023). Fui também contemplado com bolsa CAPES/PRInt para estágio de três meses como professor visitante júnior junto ao SenseLab, vinculado à Concordia University/Montreal - Canadá. Coordeno o CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis, no qual tenho desenvolvido e orientado pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado interessadas no entrelace entre corporeidades, movimento, educação somática e arte. Nesse contexto, estão inclusas as análises de uma prática de educação somática específica como plataforma de pensamento acerca do ato educativo - a Biodanza, do qual sou também professor. 

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Published

2024-12-10

How to Cite

Zabaleta, R. de O., & Bocchetti, A. (2024). NUISANCE AND DISTURBED BODIES: THE POTENCY OF THE ENCOUNTER AND THE EMERGENCE OF THE COMMOM IN A CLASSROOM. EntreLetras, 15(2), 126–146. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18928

Issue

Section

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024