SOBRE ÓDIO E AÇÃO
Abstract
RESUMO: Este artigo pretende analisar a conexão entre emoções, especialmente o ódio, e as ações no romance Die Liebhaberinnen, da autora austríaca Elfriede Jelinek. Após uma introdução teórica que discute os pressupostos em volta do par emoção e ação, o artigo analisa (1) os obstáculos ao prazer e o princípio do ódio, (2), o episódio do café da tarde e as regras da norma social e por fim (3) o prazer do outro como mecanismo desencadeador do ódio e da ação. Neste romance, Elfriede Jelinek mostra o potencial de destruição do sujeito em busca do prazer pessoal, as distorções da fala em contextos sociais e as formas de silenciar o desejo de mudança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.