TECHNOLOGICAL PAIRING

APPROACHING TECHNOLOGY AND INDIGENOUS LITERACIES FOR VITALIZATION OF THE KYIKATÊJÊ CULTURAL MEMORY

Authors

  • Áustria Rodrigues Brito UNIFESSPA
  • Adson Paulo M. da Paixão Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Abstract

This paper is part of the extension project titled "Teacher Training and Linguistic and Literary Assessment at State School of Indigenous State School of Primary and Secondary Education Tatakti Kyikatêjê", which is in its second version, coordinated by Profa. Austria Brito. Our subproject, presented here, aims to use the method of technological pairing for the production of audiovisual materials (DVD) that will subsidize indigenous and non-indigenous teachers to develop their activities of tradition and culture Kyikatêjê in school. The technological material resource aims to assist indigenous and non-indigenous teachers in their classes, as well as being a record of the memories of the Gavião community, with a view to vitalizing cultural traditions.

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Author Biographies

Áustria Rodrigues Brito, UNIFESSPA

ossui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1996) , Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015) ( PPGL/LALLI). É professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é Professora Adjunta II desta IES, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atua como docente e Coordenadora do Mestrado Profissional da UNIFESSPA. Tem experiência na área de Linguística e Linguistica Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade.Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena ( com trabalhos a respeito de currículo diferenciado, ensino- aprendizagem de línguas étnicas , ensino bilíngue em contextos indígenas , formação de professores de educação escolar indígena, vitalização linguística e documentação de línguas obsolescentes ) e demais questões relacionadas. Possui publicações nas questões relacionadas a : letramentos, leitura, produção de textos, reflexão linguística no âmbito do ensino-aprendizagem ( pesquisas ação), formação de professores de educação básica, educação indígena e educação escolar indígena , produção de materiais pedagógicos que visem o fortalecimento das línguas obsolescentes . Lidera um grupo de pesquisa denominado Grupo de Formação e Ensino-Aprendizagem em Língua Indígena/GEINDI. Esse grupo discute questões de educação escolar indígena num contexto bilíngue; interação em sala de aula, ensino de língua nativa e língua portuguesa como segunda língua, análise e construção de materiais didáticos no contexto bilíngue.

Adson Paulo M. da Paixão, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Bolsista Pibex, graduando em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. 

Published

2017-11-26

How to Cite

Brito, Áustria R., & Paixão, A. P. M. da. (2017). TECHNOLOGICAL PAIRING: APPROACHING TECHNOLOGY AND INDIGENOUS LITERACIES FOR VITALIZATION OF THE KYIKATÊJÊ CULTURAL MEMORY. EntreLetras, 8(2), 367–384. Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4562