POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS DE ARAGUATINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p110Abstract
Este artigo parte de uma visão de política linguística para refletir sobre a implantação da língua espanhola no Brasil, de acordo com a lei 11.161/2005, e sua obrigatoriedade no Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Além da observação dessa lei nacional, faz-se necessário discutir os pontos da LDB e dos PCNs a respeito do estabelecimento dessa língua estrangeira como segunda língua. Para tanto, buscamos verificar como isso ocorre ao longo de sua história e, ainda, os fatores que contribuíram para a implantação da língua espanhola no Brasil. Nesse sentido, trazemos a indagação: Por que a língua espanhola não foi implantada nas escolas da cidade de Araguatins? Destaca-se o fato de que o prazo estipulado pela lei já está deveras esgotado. Dessa forma, este artigo se dedica a discutir a implantação da língua espanhola no Ensino Médio das escolas públicas de Araguatins, buscando, então, saber os motivos do seu não cumprimento e chegar a uma reflexão sobre a revogação da “Lei do Espanhol”, em 2017.
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